O fundo de Financiamento Estudantil (FIES) receberá incremento de R$ 700 milhões em 2018 para contratação de estudantes do ensino superior no Nordeste. A aprovação aconteceu na 23ª reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), na sede do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza. O valor virá da destinação de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE), programas de financiamento do BNB.
O superintendente da Sudene, Marcelo Neves, explica não há preocupação de arrocho no BNB. “A realidade hoje é que está sobrando recurso. Isso é geral, em todo o País. Todas as linhas de financiamento passam por isso, por conta da retração econômica”, disse.
Conforme ele, é uma medida oportuna para o Nordeste, do ponto de vista pragmático, visto que a “educação é um entrave” da Região. Ele acredita que, depois de muitos recortes, o Fies deverá experimentar uma retomada com aumento das quantidades de vagas” e “ampliação de faixas de isenção de juros, com um programa de financiamento mais atrativo” – com operações já começando a partir de janeiro de 2018.
Foto: Divulgação