A conclusão da BR-235, que liga Juazeiro até o porto de Aracaju, ganhou prioridade do governo após entendimento entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Um novo projeto deve ser apresentado eliminando os entraves do tribunal.
O acordo foi intermediado pelo deputado federal José Carlos Aleluia (Democratas-BA), que assumiu interinamente a presidência da Comissão de Orçamento e promoveu o debate em torno do tema entre os representantes Vladimir Assis (TCU) e Luiz Antonio Ehret Garcia (diretor de Infraestrutura do DNIT).
O impasse se dá especialmente no trecho final (Lote 5) da rodovia entre o distrito de Pinhões e Juazeiro, por conta de dificuldades encontradas no solo da região. O TCU apontou falhas no projeto e desde então a execução da obra se arrasta, impedindo o escoamento da produção pelo caminho mais curto através da capital sergipana.
“Essa obra não poderia ficar toda parada sem ter tráfego por conta de alguns quilômetros com problemas. Estamos aqui cobrando do governo federal e dos órgãos responsáveis para desbloquear e concluir. Esse é o interesse da Bahia e, em especial, de Juazeiro, Uauá e Jeremoabo que precisam escoar essa produção com uma melhor logística”, diz Aleluia.
A intervenção do deputado federal José Carlos Aleluia durante a Comissão do Orçamento foi um pedido do ex-prefeito da cidade de Uauá, Jorge Lobo, e do presidente da Câmara, Rodrigo de Souza Silva (Rodrigo de Zé Mário), alertaram sobre o tema.
O projeto da BR-235 foi desenvolvido para facilitar o acesso e a integração do litoral sergipano às regiões densamente povoadas do interior do norte baiano, a exemplo de Juazeiro, passando pelos municípios baianos de Coronel João Sá, Pedro Alexandre, Jeremoabo, Canudos e Uauá.