O empresário Roberto Duran foi eleito novo diretor-presidente da Salvador Destination para o período 2018/2019. Duran substitui Paulo Gaudenzi, que esteve à frente da Salvador Destination desde sua fundação, em 2013, e foi responsável por tornar a entidade a mais importante e ágil na atração de eventos e negócios para a cidade. Na eleição realizada na noite desta terça-feira, 5, Gaudenzi foi indicado para a vice-presidência de Relações Institucionais, enquanto Celso Ricci foi reconduzido na vice-presidência Administrativo-financeiro. “A Salvador Destination mostrou sua eficácia em reativar qualidades do destino que, há muito, foram relegadas à apatia, ao descaso e à nulidade. Trabalhamos, promovemos Salvador, mas queremos mais. Salvador merece mais. E sabemos que novas conquistas ocorrem tão somente com dedicação e comprometimento”, ressaltou Gaudenzi em seu discurso de despedida.
Diretor do Grupo GT5 Brasil, Roberto Duran tem grande experiência na organização de eventos nacionais e internacionais, notadamente das áreas médica e agribusiness. “Vamos dar seguimento ao trabalho desenvolvido por Paulo Gaudenzi, nosso guru do turismo, e trabalhar na perspectiva do novo Centro de Convenções de Salvador para atrair grandes congressos e convenções, sem esquecer o mercado de Visitors, para promover maior fluxo de visitantes na cidade. Não temos viés político, mas de união para trabalhar pelo nosso destino”, frisou o presidente eleito.
Balanço – Nas duas gestões do executivo Paulo Gaudenzi (2013/2015 – 2015/2017), a Salvador Destination atraiu 68 eventos nacionais e internacionais, cujo impacto na economia local poderão ser percebidos até 2020. A expectativa é de um incremento na economia local de R$ 128 milhões com a vinda de 44 mil visitantes. Já uma parceria da entidade com a Prefeitura de Salvador promoveu uma das mais exitosas ações da gestão que se encerra. O evento ‘Ciranda de Negócios’, que reuniu realizadores de eventos e associados (oferta e demanda) em dois dias de interação e contato direto, resultou no mapeamento de 43 eventos, que, se efetivados, podem atrair cerca de 73 mil visitantes e injetar aproximadamente US$ 63 milhões na economia da cidade nos próximos anos.
Outra parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), desenvolveu projeto direcionado ao segmento MICE (meeting, incentive, convention and exhibition). Foram 18 edições do Salvador Nice to Meet You, que trouxe à capital baiana mais de 145 decisores de eventos, formadores de opinião, jornalistas especializados e operadores de viagem.
Ao longo dos últimos quatro anos, a Salvador Destination produziu mapas sobre Salvador, o Centro Histórico da cidade e a Costa de Itapuã, novo produto turístico da capital baiana, além de um roteiro cultural para permanência de até 5 dias, destacando visitas a museus, igrejas e fortes. Lançou três vídeos institucionais destinados à captação de negócios, eventos e feiras nacionais e internacionais, além de contribuir para a reconstrução e divulgação da nova imagem de Salvador, especialmente no cenário internacional.
O Portal da Salvador Destination, uma das principais ferramentas de promoção de Salvador no Brasil e no mundo, reunindo 19 domínios, é uma das ações mais importantes da gestão. Muito além de ser o site informativo da entidade, o www.salvadordestination.com é o portal que concentra todas as informações da cidade para quem a visita.
A Salvador Destination, que encerra 2017 com 50 associados, também promoveu a capital baiana na Argentina e na Espanha, tendo como público-alvo operadores e agentes de viagens, decisores e realizadores de eventos e empresários. Recentemente, a Salvador Destination passou a ser a única entidade na Bahia a integrar a ICCA, maior associação mundial da indústria de eventos, candidatura aceita por conta do trabalho realizado pela associação nos últimos quatro anos.
Fotos: Divulgação