Nesta quarta-feira (20), mais 600 unidades habitacionais foram entregues pelo secretário da Casa Civil, Bruno Dauster. Os imóveis integram o Conjunto Residencial Colina Solar no bairro Cajazeiras VI, em Salvador, e foram destinados a pessoas remanejadas das áreas com obras em execução pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur).
Bruno Dauster destacou a felicidade de todos que agora vão morar num local mais seguro, com toda a infraestrutura. “Hoje podemos ver a importância do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), através do qual esse residencial foi construído”, destacou o titular da Casa Civil.
As famílias contempladas foram remanejadas de três obras em execução pela Diretoria de Obras Estruturantes (ampliação das avenidas Gal Costa e 29 de Março, macrodrenagem do Rio Jaguaribe/Mangabeira) e duas obras em execução pela Diretoria de Habitação (macrodrenagem do Dique do Cabrito e Programa de Contenção de Encostas).
“Eu pedi uma boneca e uma cama nova de presente, mas Papai Noel me deu uma casa inteira. E meu quarto vai ser rosa”, disse Sarah Oliveira, 5 anos, ao correr para brincar no novo parquinho do Residencial. A menina e seus pais, Aline Santana e Rodrigo Oliveira, estão entre as 600 famílias que receberam as chaves de suas novas residências.
O diretor de Obras Estruturantes da Conder, Sérgio Silva, informou que as famílias moravam em condições precárias, em locais que sofriam frequentes inundações ou risco de desabamento. “Estamos deslocando essas pessoas de áreas muito insalubres para um bairro com toda infraestrutura urbana. Nossa equipe social continuará dando apoio após a ocupação, para que a adaptação ocorra da melhor forma possível”.
Após a entrega das chaves, realizada pela Caixa, a equipe social da Conder vai acompanhar todo o processo de adaptação, com foco na gestão participativa. “Será criada uma associação de moradores. Vamos ajudar na elaboração do estatuto do condomínio, com todas as regras de convivência e uso dos espaços comuns. O envolvimento de cada morador será fundamental neste processo de gerenciamento”, explicou Graziane Amorim, coordenadora social da Diretoria de Habitação/Conder.
Foto: Divulgação/Ascom Conder