Tida como o maior festejo popular de cunho religioso da capital baiana, a Festa do Bonfim de 2018, que reúne rituais religiosos e tradição popular, tem início na próxima quinta-feira (4), com o início da novena, sendo encerrada, com missa solene e campal, no dia 14 de janeiro.
Já a tradicional Lavagem do Bonfim acontece na quinta-feira anterior ao domingo da festa (11), quando o sincretismo entre as tradições católicas e do candomblé toma conta do espetáculo. O festejo começa em frente à Igreja da Conceição da Praia onde os fiéis começam uma caminhada de oito quilômetros até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.
Típico festejo popular da capital baiana, a “Segunda-feira Gorda da Ribeira” é realizada na primeira segunda-feira após a Lavagem do Bonfim, e dá continuidade ao ciclo de eventos populares. Segundo historiadores, o evento foi criado por romeiros que participavam da Lavagem do Senhor do Bonfim. No final dos festejos, os participantes da lavagem perambulavam pelos bairros vizinhos e estendiam a festa profana até a segunda-feira.
Manifestação de origem católica portuguesa, a Festa de São Lázaro ocorre no bairro da Federação, no dia 28 de janeiro, onde é realizada uma missa, tríduo e procissão em louvor ao santo. É forte também a participação do candomblé, que homenageia Omolu com lavagem da escadaria da igreja de São Lázaro, velas e banho de pipoca.
Fotos: Divulgação/GOVBA