Os produtores rurais baianos terão até o dia 31 de maio deste ano para fazer a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Prazo foi prorrogado pelo Decreto Federal nº 9.257, de dezembro de 2017. A adesão ao CAR é uma das obrigatoriedades previstas no Código Florestal, vigente no País desde 2013. Quem não se inscrever poderá ser impedido, por exemplo, de tomar crédito rural em agências bancárias, conforme a lei.
O CAR foi instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
O imóvel rural deve ser cadastrado uma única vez e atualizado periodicamente, por meio do Sistema Estadual de Informações ambientais e de Recursos Hídricos (Seia), www.sistema.seia.ba.gov.br. O preenchimento é realizado pela internet e os documentos comprobatórios da propriedade ou posse do imóvel rural, assim como demais documentos, deverão ser anexados ao sistema por meio de arquivos digitais.
O Governo da Bahia vem ampliando o CAR, por meio do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), incluindo mais informações para auxiliar a fiscalização e regularização ambiental em território baiano. A complementação do cadastro ambiental pelo Cefir é realizado pela Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com prefeituras e sindicatos. Mais informações no site do Cefir.
Foto: Print de tela