O Yacht Clube da Bahia será sede de duas das principais competições da vela nacional. A primeira é a 46ª edição do Campeonato Brasileiro da Classe Optmist, que começou nesta quinta-feira (4).
São mais de 180 velejadores de todo o país na competição, que vai seguir até o dia 15 deste mês. Está incluída a participação de seis atletas franceses no Brasileiro da classe optmist.
Os atletas estrangeiros vêm à Bahia como parte do termo de cooperação firmado em novembro de 2017, entre o Yacht Clube da Bahia e a Liga de Vela da Normandia, um dos cinco centros de formação olímpica da vela francesa.
O segundo evento náutico é o Campeonato Brasileiro da classe laser, a partir do dia 16 de janeiro com o encerramento programado para o dia 21 deste mês. Essa próxima competição será disputada por cerca de 12 velejadores com destaque para o catarinense Bruno Fontes, representante do Brasil em várias edições dos Jogos Olímpicos.
A série de competições náuticas promovidas com o apoio do Yacht começou em dezembro no último mês de dezembro, quando foi disputado o Campeonato Norte e Nordeste da classe optimist.
O evento reuniu 119 atletas, representantes de oito estados, com idades entre 7 e 15 anos, já que a optimist integra a categoria de base da vela de competição. A expectativa dos organizadores é que as três competições comecem e terminem mantendo velejadores de alto nível.
Foto: Divulgação