23 de novembro de 2024
  • :
  • :

Aloysio Nunes diz que Venezuela expulsou brasileiro que estava preso em Caracas

Aloysio Nunes diz que Venezuela expulsou brasileiro que estava preso em Caracas

O ministro de Relações Exteriores Aloysio Nunes afirmou neste sábado (6) que o brasileiro Jonatan Diniz, que estava preso em Caracas há mais de uma semana, foi expulso da Venezuela. Segundo o Itamaraty, Diniz está indo para Miami, nos EUA, em um voo da American Airlines.

Diniz,31, foi detido no dia 27 de dezembro pelas forças de segurança da Venezuela, no Estado de Vargas. Segundo a agência oficial de notícias do país, o jovem é acusado de manter atividades desestabilizadoras contra o regime de Nicolás Maduro. A Venezuela confirmou somente na sexta-feira a prisão do brasileiro, garantindo que Diniz está em bom estado de saúde.

O catarinense fazia parte da organização não-governamental Time to Change the Earth (Tempo de Mudar a Terra, em tradução livre). Para o governo venezuelano, a entidade seria uma “organização criminosa com tentáculos internacionais”, que distribuiria alimentos e bens a moradores de rua com o objetivo de obter recursos em moeda nacional com vistas a promover ações contra o governo. O anúncio da prisão foi feito pelo parlamentar socialista Diosdado Cabello no programa que dirige no canal estatal VTV.

O governo brasileiro vinha tentando, sem sucesso, confirmar a localização de Diniz há uma semana, mas autoridades venezuelanas até agora tinham ignorado os apelos da missão diplomática brasileira. Até a tarde deste sábado, o Itamaraty confirmou que não tinha conseguido permissão do governo venezuelano para visitá-lo –Diniz estava detido na sede do serviço de Inteligência (Sebin) em Caracas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *