O big rider português Hugo Vau pode ter surfado a maior onda da história na Praia do Norte, em Nazaré, onde, em 2011, o americano Garrett McNamara estabeleceu o recorde com uma bomba de 23.8 metros. O swell da última quarta-feira (17) quebrou gigante e contou ainda com surfistas como a brasileira Maya Gabeira, Sebastian Steudtner, Axi Muniain, Alex Botelho, Eric Rebiere e Justine Dupont.
Rebocado pelo amigo Alex Botelho e com o brasileiro Marcelo Luna fazendo a segurança aquática, Vau surfou a bomba do dia e impressionou o mundo do surfe. O vídeo da potencial onda-recorde foi publicado na página de Jorge Leal, membro da equipe de Vau e que, além de filmar, avisou o amigo sobre a ondulação que se aproximava.
“Hoje vi provavelmente a maior onda surfada em Nazaré por @hugovau no maior swell da história”, escreveu Leal na descrição do vídeo.
“Acredite ou não, meu irmão de outra mãe Hugo Vau está nessa onda. Agradecimentos ao piloto Alex Botelho e ao segurança Marcelo Luna. Não posso realmente dizer o que está acontecendo no vídeo, o que torna ainda mais ameaçador e incrível que alguém esteja dropando esse monstro. Se alguém investiu seu tempo em Nazaré e merece essa bomba, é Hugo”, postou o big rider americano Garrett McNamara, detentor do atual recorde.
Em entrevista ao canal portugês de televisão, SIC, o português Hugo Vau disse que ter surfado a onda foi uma história de persistência e de trabalho de equipe. “Estivemos sozinhos cerca de três horas na praia do Norte devido às condições adversas”, contou Vau, que revelou ter tentado entrar em cinco ou seis ondas antes de surfar a maior do dia.
“É muito grande. Muitos surfistas que têm muitos anos de experiência na praia do Norte já me disseram que foi a maior onda já vista por lá”, contou Vau, que considerou ser “irrelevante” o tamanho da onda.
“O que interessa é que a pessoa vá para a água, se divirta e saia de lá vivo. Infelizmente ainda não há um método científico. A medição é feita com base no tamanho do surfista em relação à onda”, disse.
Foto: Reprodução