Fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) de Salvador notificaram a CCR na manhã deste sábado (20) para paralisar imediatamente o desmatamento irregular e ilegal do bambuzal do aeroporto. Além disso, a concessionária foi autuada e multada pela supressão de parte da vegetação do local, um dos cartões-postais de Salvador. A decisão de erradicar o bambuzal foi tomada pelo Governo do Estado.
A multa aplicada pela Sedur é a maior estabelecida pela legislação e pode chegar a R$ 5 milhões, após análise de toda a documentação que terá de ser apresentada pela CCR. De acordo com o secretário Sérgio Guanabara, para driblar a legislação, a CCR pediu uma autorização ao Inema, órgão do governo estadual, para cortar o bambuzal.
“Eles teriam de pedir o licenciamento na Sedur, mas não o fizeram porque sabem que somos rigorosos”, disse Guanabara. O secretário informou, também, que compete somente ao município a concessão de licenças para estas atividades. “ Iríamos submeter o eventual pedido a uma análise muito criteriosa, buscaram um órgão do próprio Estado, que não tem competência legal”, concluiu Sérgio Guanabara.
Foto: Divulgação