O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, elogiou a Coreia do Sul como “muito impressionante”, após o retorno da delegação de autoridades norte-coreanas, incluindo sua irmã, dos Jogos Olímpicos de Inverno, reportou a agência oficial norte-coreana KCNA.
“Após ouvir o relatório da delegação, Kim Jong-un expressou sua satisfação quanto ao seu conteúdo e disse que o Sul, que reservou uma acolhida especial à delegação da Coreia do Norte, era muito impressionante”, escreveu KCNA.
O líder norte-coreano expressou seu “agradecimento” a Seul. A celebração dos Jogos de Inverno na Coreia do Sul permitiu uma aproximação entre Seul e Pyongyang, após meses de tensões em razão dos testes de mísseis e o avanço do programa nuclear do Norte.
Depois de ter recusado por meses o convite sul-coreano para participar dos Jogos, Kim anunciou em seu discurso de Ano Novo que enviaria uma delegação para a Pyeongchang.
Além de atletas, artistas e líderes de torcida, o Norte enviou uma delegação diplomática que incluía a irmã de Kim, Kim Yo-jong.
Em sua viagem, Kim Yo-jong apertou a mão do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, torceu para a equipe feminina unificada de hóquei no gelo e transmitiu um convite de seu irmão Kim Jong-un para participar de uma cúpula em Pyongyang.
As informações da KCNA sugerem que o líder norte-coreano deseja concretizar essa aproximação, uma vez que Kim indicou que considerava “importante continuar tendo bons resultados, encorajando ainda mais o clima de reconciliação e diálogo”.
A agência norte-coreana também declarou que Kim “explicou em detalhes a orientação da melhoria das relações norte-sul e deu instruções importantes aos órgãos relevantes para tomar medidas práticas”, sem dar mais detalhes.