O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) participou, nesta quarta-feira(14), no Hotel Laguna, em João Pessoa, da reunião técnica que antecede o 60° Encontro Nacional dos Detrans, que acontece na capital paraibana, na quinta-feira (15).
O órgão de trânsito baiano apresentou os novos protocolos que serão implantados na perícia médica para pessoas com deficiência física, desenvolvidos em parceria com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), que podem servir de modelo para outros estados. Todas as fases da perícia passam a ser normatizadas, para humanizar o atendimento e qualificar a formação do condutor especial.
“O objetivo é fazer com que os médicos de tráfego credenciados aos Detrans tenham mais conhecimento e condutas definidas, para oferecer um tratamento digno ao deficiente, que dever ser habilitado em condições de segurança. Nossa proposta tem tudo para se espalhar pelo país”, ressaltou o diretor-geral do Detran-BA, Lúcio Gomes.
Para o presidente da Abramet na Bahia, Antônio Meira, “esses protocolos representam um marco na perícia médica, que pedia a normatização dos procedimentos disponibilizados para os deficientes”.
Ainda como proposta para outros estados, o Detran-BA apresentou a regulamentação da vistoria de trios elétricos e carros alegóricos, oferecendo a capacitação para os condutores dos veículos. Na Paraíba, os Detrans vão discutir a implantação da carteira de habilitação digital e da placa veicular padrão Mercosul e o impacto da Lei Seca na redução do número de acidentes de trânsito, entre outros temas.