O Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, foi condecorado com a Medalha Thomé de Souza pela Câmara Municipal de Salvador, na noite desta sexta-feira (16), por iniciativa do vereador Teo Senna (PHS). Na saudação ao homenageado, Teo justificou: “Fiz questão de realizar este evento para ressaltar a força e o valor deste homem, um ícone das Forças Armadas do Brasil, pelos relevantes serviços prestados a este município”.
Entre outras coisas, destacou o vereador, o comandante modernizou a Base Aérea de Salvador e ampliou as atividades de Assistência Médica Hospitalar, modernizando o hospital. Natural do Rio de Janeiro, o brigadeiro Ary Soares Mesquita trouxe para a capital baiana o P-3 AM Orion, aviões de patrulha marítima que foram empregados na vigilância das águas territoriais brasileiras.
Teo Senna fez um breve histórico da trajetória do brigadeiro Ary Mesquita, lembrando que ele foi promovido a coronel em 2010, quando assumiu o comando da Base Aérea de Salvador, atual Ala 14. “Nesse período Ary foi um parceiro da cidade, prestando consideráveis serviços à população soteropolitana. A Base Aérea se modificou completamente sob seu comando”, frisou.
Cumplicidade – O homenageado foi conduzido ao Plenário Cosme de Farias pelo vereador Edvaldo Brito (PSD), que também saudou o oficial pela honraria, ressaltando que a concessão da Medalha Thomé de Souza foi aprovada por unanimidade.
Dizendo-se emocionado pela homenagem da Câmara, o brigadeiro Ary Mesquita frisou que recebia a condecoração com humildade e gratidão, como um reconhecimento pela atuação de toda a corporação, com destaque para as campanhas sociais desenvolvidas junto à população menos favorecida, a exemplo de saúde bucal e distribuição de donativos.
E deixou claro: “Esta honraria aumenta ainda mais a forte cumplicidade que sempre tive com esta Casa. De agora em diante ficarei ainda mais atento à história e às demandas do povo soteropolitano”.
Compuseram a mesa de trabalho da sessão solene o diretor-presidente da Agência Reguladora de Fiscalização dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal), Henrique Gonçalves Trindade; o comandante do Policiamento Regional da Capital, coronel PM Valter Menezes, representando o comandante da PM-BA, coronel Anselmo Brandão; o tenente coronel Nascimento, chefe da Seção de Pagamento Pessoal, representando o general de Divisão Silva Alvim, comandante da 6ª Região Militar; o tenente coronel intendente Howard, chefe do Grupamento de Apoio de Salvador, representando o coronel aviador Kaipper, comandante da Base Aérea de Salvador; o capitão de corveta Almeida Matos, ajudante de Operações do 2º Distrito Naval, representando o comandante, vice-almirante Almir Garnier; e o major BM Sérgio Sena, chefe do Núcleo de Gestão Administrativa e Financeira do Corpo de Bombeiros, representando o comandante, coronel BM Telles.
A Banda da Base Aérea de Salvador executou o Hino Nacional e o Hino dos Aviadores, sob a regência do sargento Márcio.
Foto: Valdemiro Lopes/CMS