Moradores dos municípios de Caculé, Caetité e Guanambi, todos localizados na região Sudoeste da Bahia, reclamaram que ficaram sem sinal da operadora de telefonia Vivo, ou com o serviço parcialmente comprometido, por até 24 horas, após equipamentos de transmissão de energia e cabos de alimentação da empresa serem furtados, nesta semana.
Por meio de nota, a Vivo informou que o furto ocorreu em um concentrador da empresa que fica na localidade de Morro Lago Dantas e que, por conta disso, os clientes podem ter enfrentado dificuldades ao utilizar os serviços fixos de voz e internet, entre quarta e quinta-feira.
A empresa informou, ainda, que os serviços já foram totalmente restabelecidos. Ainda não há informações sobre suspeitos dos furtos.
Ainda de acordo com a Vivo, os crimes acontecem com maior frequência de madrugada e envolvem artifícios como o uso de carros com adesivos falsos, escadas e até sinalização do local.
A empresa disse que adota medidas de prevenção, como a instalação de alarmes, colocação de travas nos chassis de caixas subterrâneas e alternativas de rede que alterem a rota e dificultem o acesso de criminosos.
A operadora orienta que, ao identificar uma situação suspeita, a população pode denunciar a ação, com total sigilo, através do telefone 0800 14 44 44. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. A empresa também orienta acionar a Polícia Militar, ligando para o 190.