“O resultado do levantamento confirma a falta de investimentos em segurança pelo governo do estado. A Bahia vem se mantendo em primeiro lugar desde 2011. Nos onze anos de governo do PT mais de 60 mil baianos foram mortos por crimes violentos. Isto é prova da falta de uma política sólida e eficiente que iniba a criminalidade no estado, conforme a Bancada de Oposição vem denunciando há muito tempo”, afirmou o líder da Bancada, deputado Luciano Ribeiro (DEM), em referência ao levantamento Monitor da Violência, feito pelo Portal G1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta quinta-feira (22), pelo Jornal O Globo.
O levantamento confirma o primeiro lugar da Bahia em números de crimes violentos, no ano de 2017. A pesquisa mostrou que embora tenha ocorrido uma queda no número de homicídios, em relação a 2016, a escalada da violência continua com números altos no estado. Foram 6.321 homicídios em 2017, superando em quase o dobro o estado de São Paulo, que apresentou uma queda de mais de 20% com 3.892 crimes.
Essa semana, o líder da Bancada de Oposição enviou para a Sefaz estadual, um requerimento sobre os gastos com segurança, no estado. Foi questionado o saldo de R$246 milhões, aprovado em uma operação de crédito com o Banco do Brasil, em 2013 para ser injetado em segurança pública, contudo a sua aplicação ainda não consta no relatório das contas públicas.