O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), irá nesta terça-feira (27) a Alagoinhas, no Nordeste Baiano, para participar da inauguração da Faculdade Estácio de Medicina, que chega ao município com instalações modernas, laboratórios equipados, simuladores e modelos anatômicos, oferecendo 65 vagas para matrículas. O evento está marcado para iniciar às 16h.
De acordo com o gestor nacional dos cursos de Medicina da Estácio, Silvio Pessanha, a unidade vai oferecer o maior número de vagas para a graduação entre as Faculdades Estácio de Medicina do estado, com garantia de bolsas integrais a alunos alagoinhenses que se encaixem nos critérios do PROUNI.
A inauguração conta com a presença do Ministro da Educação, José Mendonça Filho, que aproveita a oportunidade para visitar também o Instituto Federal Baiano de Alagoinhas (IFBaiano), que compõe o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Para o Secretário de Educação do município, Fabrício Faro, a presença do ministro evidencia a importância de Alagoinhas frente às ações do Governo Federal. “O IFBaiano é uma conquista não apenas para a cidade, mas para toda a região do litoral norte, pois atende também às cidades do entorno. A unidade conta hoje com 1200 alunos, mas o poder público deve solicitar junto ao ministro, na ocasião, a construção da residência para os estudantes, o que aumentaria significativamente o número de alunos”, afirmou.
A solenidade reunirá autoridades locais, representantes da comunidade e gestores do Grupo Estácio, com participação do presidente Pedro Thompson, da vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Cláudia Romano, do diretor da Regional Nordeste, Elisio Alcântara e do gestor nacional do Curso de Medicina da Estácio, Silvio Pessanha Neto, doutor em Neurologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
O prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto (DEM), enfatizou que o contrato assinado com a Faculdade prevê contrapartidas revertidas em benefícios para a população e ressaltou que as unidades de saúde da rede municipal também farão parte do campo de prática para acadêmicos de medicina, contribuindo para a formação dos futuros profissionais.