Uma reportagem do jornalista Marcelo Ricardo publicada no jornal A Tarde nesta terça-feira (27) revela que o primeiro dia útil do Terminal de Ônibus Pituaçu, inaugurado na última sexta-feira (23) pelo governador Rui Costa (PT), teve pouca movimentação de usuários.
Com custo total de R$ 81 milhões e ocupando 42.900 metros, o local tem sido ponto de desembarque de passageiros que fazem integração com o metrô e das seis linhas que transitam entre o Centro Administrativo da Bahia (CAB) e as avenidas Pinto de Aguiar, São Rafael e Gal Costa.
As 25 baias de ônibus restritas às linhas que circulam nas localidades de Arembepe, Vila de Abrantes, Areias, Itinga e Portão permanecem com fluxo baixo.
A CCR Metrô Bahia esclarece que o Governo do Estado e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) estão em negociação para a definição das linhas urbanas e metropolitanas que terão ponto no equipamento que integra diversos bairros à Estação de Pituaçu de Metrô, facilitando o acesso ao entorno e as regiões com Pirajá e orla.
Com capacidade para receber 280 mil passageiros e 175 ônibus por hora, as 19 plataformas de ônibus do nível em que os coletivos acessam pela rampa com ligação à avenida Gal Costa também têm registrado baixa procura.
O funcionamento é das 5h às 22h30 e, quando as linhas passarem a integrar a estação em seu itinerário, o horário será das 4h30 à 0h30. O nível de lojas é pavimento com maior movimentação. Com cerca de 24 empreendimentos, também dispõe de uma praça de alimentação.
Foto: Mateus Pereira/GOVBA