Campeão baiano pela 47ª no domingo, 8, o Bahia continuou com a festa, nesta segunda-feira (9), dessa vez na premiação dos melhores do Baianão, promovida pela Federação Bahiana de Futebol (FBF).
Com quatro jogadores escolhidos, o Tricolor puxou a fila da seleção do campeonato, que contou ainda com três atletas do Vitória, outros três da Juazeirense, e um do Bahia de Feira.
Mesmo em maioria no onze ideal do Baianão, as ausências de Gregore e Vinícius chamaram a atenção e foram motivo de queixa dos torcedores nas redes sociais.
Por fim, Quintino Barbosa, semifinalista com o Tremendão, foi escolhido como melhor treinador do certame.
A cerimônia foi marcada pela presença de dirigentes das equipes do interior e também alguns jogadores da dupla Ba-Vi. Campeão, o Tricolor foi representado pelo presidente Guilherme Bellintani.
Antes de subir ao palco para receber o troféu de campeão baiano, o cartola falou sobre a primeira conquista de seu mandato.
“Eu vejo isso como um prêmio, mas longe de ser uma ilusão e achar que isso significa que a gente não tenha cometido erros ou que não tenhamos erros a serem corrigidos”, contou Bellintani.
Mesmo sem o título estadual, Neilton teve motivos para comemorar durante a premiação de ontem. O atacante do Vitória foi o jogador mais premiado da tarde, e levou nada menos que três troféus para sua coleção.
Além de fazer parte da seleção do campeonato, o camisa dez rubro-negro faturou o troféu de artilheiro, com sete gols, e também de craque da competição.
O Vitória, por sinal, tomou conta das premiações individuais. Denílson, com aquele golaço do meio de campo, no triunfo por 3 a 0 sobre o Bahia de Feira, levou o troféu de gol mais bonito.
Aos 20 anos, Nickson foi eleito o jogador revelação. Curiosamente, ele começou o ano longe do time titular. Apenas depois de algumas semanas adquirindo condicionamento físico, passou a ser escalado por Mancini.
A Toca do Leão recebeu ainda o prêmio de melhor preparador físico, por meio de Lucas Itaberaba, que representou a equipe rubro-negra.
A premiação de time Fair Play ficou com o Jequié. Além de ser a equipe menos faltosa do certame, o Jegue conseguiu terminar a competição sem ter nenhum atleta expulso.
Esse não foi o único prêmio do Jequié, que também recebeu troféu de melhor torcida, junto com Jacobina e Juazeirense.
Houve ainda premiação para arbitragem. Emerson Ricardo de Almeida Andrade foi eleito melhor árbitro, acompanhado pelos assistentes Elicarlos Franco de Oliveira e Marcos Welb Rocha de Amorim. A revelação nesse quesito foi Luanderson Lima dos Santos.
Além do campeão, ao fim do certame estadual também foram conhecidos os representantes baianos nas competições regionais e nacionais em 2019.
Nesta segunda, a FBF confirmou Bahia, Vitória e Juzeirense classificados para próxima edição da Copa do Nordeste. A equipe do interior, no entanto, entra no chamado Pré-Nordestão, que antecede a fase de grupos.
O adversário do Cancão de Fogo será o Salgueiro. A primeira partida, em Juazeiro foi marcada para 18 de abril.
Enquanto isso, Bahia de Feira, Fluminense e Jacuipense garantiram vaga na Série D do próximo ano.
Confira a Seleção do Campeonato Baiano de 2018:
Tigre
Goleiro – Juazeirense
Nino Paraíba
Lateral – Bahia
Tiago
Zagueiro – Bahia
Paulo Paraíba
Zagueiro – Bahia de Feira
Deca
Lateral – Juazeirense
Uillian Correia
Volante – Vitória
Fillipe Soutto
Volante – Vitória
Zé Rafael
Meia – Bahia
Bruno Matos
Meia – Juazeirense
Neilton
Atacante – Vitória
Edigar Junio
Atacante – Bahia
Quintino Barbosa
Treinador – Bahia de Feira