Com a expectativa dos organizadores de atrair público superior a 200 mil pessoas no sábado (21), a 80ª edição da Micareta de Feira de Santana (116 quilômetros de Salvador) começa nesta quinta-feira (19) e prossegue até domingo (22), com atrações musicais diversificadas e apoio do Governo da Bahia. Na rede hoteleira, a perspectiva de grande público é motivo de comemoração, já que os hotéis situados nas proximidades do circuito registram reservas de 100%.
Localizado no centro, próximo à Estação Rodoviária, o Hotel Acalanto já garantiu 100% de ocupação dos 38 quartos disponíveis, informa Ana Priscila, do setor de reservas. O Classe Apart Hotel também tem alta procura, com perspectiva de lotar todos os seus 61 apartamentos.
O mesmo acontece com o Prime, que possui 42 leitos e hospedará, inclusive, atrações musicais da folia. “Acredito que até o início da micareta estaremos com todas as acomodações ocupadas”, disse Cida Lopes, responsável pelas reservas. Os gerentes do Ibis e do Feira Palace apostam na demanda dos que deixam a reserva para última hora.
A Micareta de Feira de Santana é o Carnaval fora de época mais tradicional da Bahia. O cantor Léo Santana se apresenta na noite de abertura da festa com trio sem cordas, patrocinado pela Bahiatursa, vinculada à Secretaria do Turismo da Bahia (Setur).
O projeto Ouro Negro, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), garantiu a participação de 14 entidades carnavalescas no evento. Outros investimentos do Governo do Estado na micareta contribuem para fortalecer o turismo na região, gerando ótima ocupação hoteleira e movimentação em bares, restaurantes e no comércio.
Segurança e saúde – A segurança será fornecida por cerca de 5,3 mil policiais militares e civis. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), serão quase 10 mil plantões extras pagos este ano pelo Governo do Estado. O caminhão do Centro Integrado de Comando e Controle Regional fará o monitoramento do circuito com câmeras.
Para prestar assistência médica aos foliões, o Hospital Geral Clériston Andrade terá um reforço de 20% nos plantões, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).