Em 2019, quem chegar ao Aeroporto Internacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães deverá encontrar um dos mais modernos equipamentos do mundo no ramo do transporte aéreo. Um dos marcos da ação foi o lançamento da pedra fundamental para a realização das obras de requalificação do terminal, realizado na manhã desta quinta-feira (19), na área ao lado do pátio do aeroporto. O prefeito ACM Neto foi uma das autoridades presentes na cerimônia.
A requalificação será realizada pela empresa francesa Vinci Airports, concessionária que administra o terminal. De acordo com o gestor, a requalificação da estrutura vai ao encontro de uma das principais preocupações da Prefeitura: estimular o turismo, importante indústria da capital baiana. “Com essa ação, temos certeza de que Salvador deverá se consolidar como um dos principais destinos do Brasil e ser competitiva também no turismo internacional.”
Nesse sentido, segundo o prefeito, a administração municipal já iniciou, em parceria com a Vinci Airports, a realização de uma estratégia de promoção turística da cidade. “A nossa ideia é de que Salvador possa expandir significativamente o número de voos internacionais. O aeroporto, junto com o Centro de Convenções que deveremos construir no próximo ano, vai permitir que a cidade não seja apenas um destino de sol e praia no verão, mas também o ano inteiro, sobretudo atraindo o turismo de negócios e expandindo a movimentação econômica desse setor estratégico na cidade”, completou ACM Neto.
O presidente global da empresa, Nicolas Notebaert, agradeceu a todos os envolvidos nas esferas municipal, estadual e federal na colaboração para agilizar, ao máximo, o início das obras. “Vim aqui há Salvador há 20 anos e fiquei encantado com a cidade. Agora, o compromisso é oferecer um aeroporto à altura do que a cidade representa”, pontuou. Também estiveram presentes no evento o governador Rui Costa; o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), José Ricardo Botelho; e o CEO do Aeroporto de Salvador, Julio Ribas, dentre outras autoridades e imprensa.
Obras – Com investimento total de cerca de R$2 bilhões, as obras no aeroporto foram divididas em etapas. De imediato, serão realizadas intervenções nos sanitários, melhorias no sistema de ar-condicionado e disponibilização de rede Wi-Fi irrestrita aos usuários. As próximas etapas envolvem ampliação em 20 mil m² de área construída, requalificação e ampliação da pista e do prédio, aumento de 11 para 17 pontos de embarque e implantação de centro de compras, dentre outras novidades. A intenção é ampliar o número de voos para a capital baiana, assim como a atração de investimentos e divulgação do destino Salvador para o mundo.
Foto: Manu Dias/GOVBA