O primeiro voo TAP da rota Salvador-Lisboa está comemorando 40 anos. No dia 21 de abril de 1978 saiu de Lisboa com destino à capital baiana o primeiro avião lotado de passageiros. E, no dia seguinte, data do descobrimento do Brasil, os passageiros saíram de Salvador para descobrir Portugal no primeiro voo direto para a Europa.
Para comemorar esse marco importante a TAP, em parceria com a Vinci, concessionária do aeroporto de Salvador, e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), realizam ação no terminal baiano direcionada aos passageiros que embarcarão e desembarcarão no voo TAP da rota Salvador-Lisboa. Haverá música, distribuição de cocadas e fitinhas do Senhor do Bonfim.
“Salvador é uma das rotas mais importantes da TAP, nos orgulhamos de estar completando 40 anos desde o nosso primeiro voo. Isso só reforça que nossa relação com a Bahia é de longo prazo e que ligar o Nordeste brasileiro à Europa com voos diretos continua sendo muito importante para a empresa, afirma Mario Carvalho, diretor-geral da Tap no Brasil.
Nos últimos 5 anos, a TAP fez 3.095 voos entre Salvador e Lisboa, transportando mais de 650 mil passageiros. “Atualmente temos verificado um crescimento de cerca de 14% no volume de passageiros transportados nessa rota”, disse Carvalho.
Segundo ele, a TAP passa por um momento muito especial em sua história. No ano passado, a empresa registrou um crescimento de 21,7% em relação 2016 no número de pessoas transportadas, chegando ao final de dezembro com um acumulado de 14,27 milhões de passageiros.
As rotas do Brasil registraram uma forte recuperação ao longo do ano, crescendo 14%, com a TAP transportando 1,6 milhões de passageiros em 2017. Inclusive foi no Brasil que a TAP contabilizou o seu passageiro de número 14 milhões.