Com o objetivo de capacitar os servidores na utilização do Sistema Nacional de Informação e Defesa do Consumidor (Sindec), a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) realiza treinamento até esta sexta-feira (27), no auditório do órgão, na Rua Chile. Entre os 35 participantes da capacitação estão os servidores das unidades das Prefeituras-Bairro de Itapuã/Ipitanga, Cajazeiras, Cabula/Tancredo Neves e Subúrbio/Ilhas. A ferramenta estará disponível para utilização a partir da primeira quinzena de maio.
Será interligado na Sindec todo o sistema de defesa do consumidor, incluindo o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Senacom), a Delegacia do Consumidor (Decom) e a Defensoria Pública, e permite integração entre os órgãos, celeridade nos procedimentos, formalização no contato com as empresas, segurança e proteção para os consumidores. No caso de Salvador, um banco de dados será criado e interligado ao banco de dados nacional, o que permitirá uma considerável melhoria no atendimento ao consumidor, além de propiciar implementação de políticas de consumo.
Outras vantagens da medida são a agilidade nas audiências, notificações das partes, negociações e mediações de acordos. Uma lista com o ranking das empresas com maior índice de reclamações será publicada, anualmente no Diário Oficial do Município (DOM) e dispostas nos murais das unidades da Codecon. “A informatização do órgão facilitará o envio das demandas para o Sistema Nacional, com ferramentas eficazes para descomplicar a vida do consumidor”, afirma o diretor do órgão municipal, Alexandre Lopes.