Diante das manifestações de caminhoneiros por todo o país por causa do aumento do preço do diesel, a Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia se posicionou nesta quinta-feira (24) em favor das reivindicações da categoria e cobra medidas por parte do governo da Bahia, que ajudem a reduzir o valor da gasolina no estado.
Os deputados chamam a atenção para o fato de o ICMS da gasolina cobrado na Bahia ser o maior do país e pedem sensibilidade por parte do governador Rui Costa (PT), no sentindo de ajudar a encontrar uma solução para o impasse.
“O governador não pode se esquivar desse debate, mas pelo contrário precisa também buscar saídas, a exemplo de avaliar a redução dos impostos que o estado cobra sobre os combustíveis”, afirma o líder da Bancada, deputado Luciano Ribeiro (DEM).
Luciano chamou a atenção nesta quinta para a notícia de que o governador da Bahia e de outros estados prometeram ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) caso o Congresso retire a cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para reduzir o preço dos combustíveis.
“Infelizmente o governador do nosso estado mostra que não está disposto a ajudar na redução dos impostos. Isso é lamentável”, disse o vice- líder da Bancada, deputado Leur Lomanto Jr. (DEM).
Na Assembleia, a Oposição lembra que o reajuste do ICMS da gasolina, aprovado no final do governo Jaques Wagner (PT) contribuiu para o valor abusivo cobrado nos postos de abastecimento de combustíveis da Bahia.
Para Leur Lomanto Jr, além do governo federal, o governo do estado também tem responsabilidade sobre o assunto e precisa ajudar na tomada de decisões que visem acabar com o impasse e normalize a rotina da população.