Por unanimidade, a Segunda Turma do STF, levando em conta crimes já prescritos, acaba de definir a pena a ser cumprida pelo deputado Nelson Meurer, do PP, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Lava Jato: 13 anos, 9 meses e 10 dias, em regime inicial fechado — como havia proposto o relator, Edson Fachin –, além de multa. Ele é o primeiro réu condenado pelo STF no âmbito da Operação Lava Jato.
Os filhos de Nelson Meurer — Nelson Meurer Júnior e Cristiano Meurer — foram absolvidos pela Segunda Turma do STF na denúncia de lavagem de dinheiro, porém acabaram sendo condenados pelo crime de corrupção passiva.
A pena imposta a Júnior foi de 4 anos, 9 meses e 18 dias, em regime semiaberto, além de multa. Já Cristiano teve a punibilidade extinta (o crime prescreveu).
A 2ª Turma do STF também decidiu que o corrupto e lavador de dinheiro Nelson Meurer — e os filhos Nelson Júnior e Cristiano, condenados por corrupção passiva — terão de devolver R$ 5 milhões para a Petrobras, a título de indenização.