Os 60 idosos residentes do Abrigo D. Pedro II vão ganhar casa nova. O imóvel, situado na Rua Juiz Orlando de Melo, 319, em Piatã (indo pela Orlando Gomes, entra na Rua Paulo Jackson em direção à AABB), será entregue pelo prefeito ACM neto nesta quarta-feira (20), às 14h30, em cerimônia que contará também com a presença do secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Isnard Araújo, dentre outras autoridades.
Administrado pela Semps, o novo abrigo conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, enfermeiros, cuidadores de idosos, técnicos de enfermagem, dentista e assistentes sociais. Além de acompanhamento médico, são oferecidas atividades sociais e de lazer para as pessoas atendidas.
A transferência dos idosos para Piatã prioriza o bem-estar dos abrigados. Isso porque o prédio do Abrigo D. Pedro II, localizado na Avenida Luiz Tarquínio, no bairro da Boa Viagem, precisa de reformas estruturais nas dependências.
Após ter passado por adequações necessárias, o novo local recebeu a vistoria da Vigilância Sanitária e a visita de representantes do Conselho Municipal do Idoso, da Defensoria Pública do Estado e do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Todos emitiram parecer favorável ao local.
A decisão sobre a transferência dos idosos foi tomada após audiência pública realizada entre o MP-BA e a Procuradoria Geral do Município, no dia 5 de dezembro.
Para realizar os reparos necessários no Abrigo Dom Pedro II, a Prefeitura precisa de autorização e orientação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por ser um imóvel tombado pelo órgão.