Em São Petersburgo, nesta sexta-feira (22), às 9h, a Seleção Brasileira tenta confirmar, diante de Costa Rica, sua hierarquia quando o assunto é Copa do Mundo.
Embora chegue à Rússia assombrado por um 7 a 1 histórico diante da Alemanha, o Brasil ainda pode dizer que não costuma cair diante de zebras. Entre os gigantes do mundo do futebol, a seleção é a única que só caiu diante de gigantes em Copas recentes. Sua última eliminação na primeira fase, por exemplo, foi só em 1966, contra Portugal e Hungria. Esse currículo motiva o Brasil atual a reagir contra qualquer chance de surpresa na Rússia.
“São jogos com caráter decisivo em função do empate no primeiro jogo. Tem o caráter decisivo e temos consciência”, resumiu Tite na véspera da partida, no suntuoso e caríssimo Estádio Krestovsky, palco de uma das semifinais do Mundial.
O modelo de atuação esperado contra os costa-riquenhos, em termos gerais, é o mesmo do recente amistoso com a Áustria. O rival vencido categoricamente por 3 a 0, em Viena, utiliza cinco defensores, quatro jogadores em recomposição mais à frente e dá margem para que Coutinho atue como articulador e ainda tenha no time outros três nomes ofensivos – Willian, Gabriel Jesus e, claro, Neymar.
“Aquela atuação ajuda [a definir o time]. A Áustria jogava dessa forma, se defendendo no 5-4-1 e atacando com uma linha de quatro, dois jogadores mais à frente. Mudam as características dos atletas e comportamento das seleções, mas ajuda [como modelo]”, disse o auxiliar Sylvinho. Tite ainda completou com a referência: “a escalação é coerência de uma sequência de trabalho”.
Lateral direita – Mas nem tudo são flores na preparação de Tite para a partida. A lateral direita da seleção brasileira sofreu mais um baque nesta quinta-feira (21), na véspera do jogo. Depois de perder Daniel Alves, machucado, dias antes da convocação para a Copa do Mundo, agora foi Danilo quem virou desfalque. Com uma lesão muscular na região do quadril, ele não tem data para voltar e será substituído por Fagner, que não joga há dois meses.
A CBF informou que Danilo está fora da segunda rodada, mas ele tem poucas chances de retornar na primeira fase. Não é possível sequer garantir que ele voltará a atuar no Mundial, já que problemas no quadril costumam exigir um tratamento delicado e lento.
Confira todos os jogos desta sexta-feira:
Grupo E
9h – Brasil x Costa Rica – São Petersburgo
Grupo D
12h – Nigéria x Islândia – Volgogrado
Grupo E
15h – Sérvia x Suíça – Kaliningrado