A chuva que cai em Salvador deu uma trégua, na tarde deste domingo (1º), para a chegada do fogo simbólico, uma tradição que há 195 anos marca as celebrações da Independência do Brasil na Bahia.
O fogo, que representa a união dos povos na luta por independência, foi aceso na sexta (29), na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Cachoeira. Lá, ele foi abençoado ao som do Hino ao Dois de Julho.
O primeiro a carregar a tocha foi o maratonista José dos Santos Filho, mais conhecido como Zé de Zuza. Há 26 anos, ele participa da festa. “Me deram essa incumbência, esse trabalho tão importante. Estou participando já pedindo a Deus que chegue o próximo pra que, se eu estiver vivo, esteja junto novamente”.
A tocha com a chama, como já é tradição, chegou ao bairro de Pirajá, em Salvador, por volta das 16h. Lá, a pira foi acesa pelo vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), no panteão erguido em homenagem ao General Labatut, um dos nomes que marcam a luta por independência.
Confira a programação do desfile no 2 de Julho:
06:00 – Alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha
06:30 – Celebração do TE DEUM na Paróquia da Lapinha e homenagem à historiadora Socorro Martinez
07:00 – Organização do Cortejo Cívico
07:30 – Hasteamento das Bandeiras por Autoridades, com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil
08:30 – Início do Cortejo Cívico
10:30 – Recolhimento dos Carros Emblemáticos dos Caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza
14:00 – Organização do Cortejo Cívico
15:00 – Cerimônia Cívica no 2º Distrito Naval
15:00 – Início do Cortejo Cívico
17:00 – Previsão de chegada dos Carros Emblemáticos e das Autoridades ao Campo Grande