Doar sangue é ter a possibilidade de compartilhar o nosso bem mais precioso, a vida. Com esse pensamento, a coordenação da Defesa Civil de Camaçari, que responde à Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), mobilizou os seus agentes, salva-vidas e funcionários da Empresa de Limpeza Pública (Limpec), para se tornarem doadores voluntários.
A ação aconteceu nesta terça-feira (10) na unidade do Hemoba localizada no Hospital Geral de Camaçari (HGC). “A nossa ideia inicial é servir de exemplo para outras secretarias e que a nossa atitude influencie positivamente outras pessoas, para que elas se tornem doadores também”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares.
Para o secretário da Sesp, Armando Mansur, que esteve presente durante as doações, a iniciativa foi louvável e merece ser multiplicada em todos os órgãos que integram a Prefeitura. “Por si só, o governo já faz uma gestão solidária. E esse é mais um ato social em benefício de quem precisa de transfusão”, exaltou.
Uma média de 45 pessoas compareceu para doar. Vale salientar que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. A próxima mobilização será incentivar todos os servidores da Sesp a se tornarem doadores de medula óssea e para isso a coordenação da Defesa Civil está organizando uma palestra para esclarecimentos sobre o tema.
Quem deseja doar sangue com mais comodidade, pode realizar agendamento através do telefone (71) 3644-4252.
Condições básicas de saúde para ser um doador:
– Ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados de pai ou mãe, ambos portando documento oficial com foto, ou responsável legal. Para a primeira doação, são aceitos candidatos de no máximo 60 anos;
– É preciso ter peso superior a 50 kg;
– Não estar em jejum. Aguardando três horas após o almoço antes de doar;
– Documento oficial com foto (RG, Carteira de Habilitação, Passaporte ou Carteira Profissional);
– Para os homens, é preciso haver um intervalo de 60 dias entre as doações, com no máximo quatro doações ao ano. Para as mulheres, o intervalo é de 90 dias, sendo aceitas três doações ao ano;
– Dormir bem na noite anterior à doação;
– Evitar bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.
Foto: Tiago Pacheco/Ascom-PMC