O produto interno bruto (PIB) da Índia ultrapassou pela primeira vez a da França em 2017, tornando-se a sexta maior economia mundial, segundo ranking do Banco Mundial.
No ano passado, o PIB indiano alcançou US$ 2,597 bilhões contra US$ 2,582 bilhões da França, segundo números atualizados no final de junho.
A soma confirma a recuperação da economia indiana, iniciada a partir de julho de 2017, após vários trimestres de desaceleração devido às medidas de choque do governo do primeiro-ministro Narendra Modi.
A economia indiana foi beneficiada nos últimos meses pela indústria manufatureira e pela demanda dos consumidores, após a desaceleração provocada, entre outros fatores, pela retirada de circulação de bilhetes de 500 e mil rúpias, no final de 2016, seguida da adoção caótica de um novo imposto sobre mercadorias.
Motor regional – Segundo previsões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI), as economias emergentes e em desenvolvimento da Ásia vão ter um crescimento de 6,5% em 2018. A China, Índia e outros países do sudeste asiáticos vão progredir bem além da média mundial prevista a 3,9%.
No caso da Índia, o crescimento deve ser de 7,4% em 2018 e de 7,8% em 2019, segundo o FMI. No espaço de dez anos, a Índia dobrou o seu PIB. Ao contrário de uma China com crescimento desacelerado, a Índia deve figurar como novo motor da região.