Um vídeo chocante produzido por uma ONG havaiana ganhou as redes sociais dos surfistas nas últimas horas. Nas imagens, uma praia de Santo Domingo, na República Dominicana, aparece coberta de lixo doméstico. O vídeo revoltou ícones do surfe como Kelly Slater e Carlos Burle, que fizeram postagens para chamar a atenção sobre o assunto.
“Nós fomos vendidos nessa sociedade descartável, toda essa ideia descartável de que quanto mais civilizado você é, mais conveniente deve ser tudo. Você lavaria louça se pudesse jogá-la fora? Você não cuidaria de algo se puder jogá-lo fora”,escreveu Slater, lembrando de um pensamento da ativista ambiental Kimi Werner.
Um dos maiores nomes do surfe de ondas gigantes do mundo, o brasileiro Carlos Burle fez postagem parecida com a do 11 vezes campeão mundial.
“O homem esquece que quando promove a destruição da natureza ele está se autodestruindo. Essa imagem impactante é na República Dominicana, que, graças a alguns voluntários e empresas, retiraram algo em torno de 3 toneladas de lixo do mar e da praia”, ressaltou Burle.