Um dos grandes nomes da dramaturgia nacional, Tarcísio Meira teve de deixar Orgulho e Paixão, novela das seis da Globo. Seu personagem deveria ficar até o final para atrapalhar o romance entre os mocinhos Darcy (Thiago Lacerda) e Elisabeta (Nathalia Dill), mas foi precocemente substituído por uma vilã interpretada por Natália do Valle.
O ator de 82 anos se afastou da produção porque estava com a saúde debilitada por uma insistente infecção pulmonar que também afetou sua mulher, Glória Menezes.
Apesar da fragilidade, Meira deixou Orgulho e Paixão com dignidade. Seu Lorde Williamson se despediu no capítulo de 19 de maio, quase quatro meses antes do previsto. Em sua última participação, o construtor de ferrovias Williamson embarcou de volta para a Inglaterra com um emocionado adeus aos filhos Darcy e Charlotte (Isabella Santoni).
Visivelmente debilitado, Meira saiu de cena chorando. Ele pediu à Globo para não divulgar que estava deixando definitivamente a novela nem o motivo de sua ausência. O segredo só foi revelado agora.
Lady Margareth, a personagem de Natália do Valle, só apareceu em 26 de junho. Ela deu à missão de infernizar Elisabeta e Darcy ainda mais do que o irmão.
No capítulo desta quarta (18), a inglesa irá provocar uma explosão em uma fábrica de tecidos para incriminar a amada do sobrinho, forçando a ruptura do casal. Para livrar Elisabeta da cadeia, Darcy terá de aceitar as chantagens da tia e se casar com a vilã Susana (Alessandra Negrini).
Sem as limitações físicas de Lorde Williamson, o autor de Orgulho e Paixão, Marcos Bernstein, conseguiu movimentar a história com a entrada da personagem de Natália do Valle.
“Lady Margareth deve continuar despertando a indignação do público e o caos na vida dos personagens. Neste momento, se vingar é a prioridade. Por isso, muitas maldades estão nos planos de Lady Margareth”, anunciou em entrevista ao site oficial da novela.
Ícone da TV – O primeiro trabalho de Tarcísio Meira como ator foi em 1957, quando protagonizou a peça teatral A Hora Marcada. Dois anos depois, migrou para a televisão, como protagonista do teleteatro Noites Brancas, na TV Tupi. Em 1963, começou na TV Excelsior, onde se notabilizou como um dos grandes nomes da dramaturgia.
Lá, deu vida a Larry, um dos protagonistas de 2-5499 Ocupado, primeira telenovela diária do Brasil. Ele dividiu a trama com Glória Menezes, com quem se casou um ano antes, em 1962. Foi o primeiro de muitos trabalhos feitos pelo casal, que foi contratado pela Globo em 1968.
Há 50 anos na emissora, Meira estreou na casa como protagonista de Sangue e Areia, de Janete Clair. De lá pra cá, atuou em 57 obras _contabilizadas participações especiais. Na última década, teve papéis fixos em cinco tramas, além de Orgulho e Paixão: a série Afinal, o Que Querem as Mulheres? (2010), e as novelas Insensato Coração (2011), Gabriela (2012), Saramandaia (2013) e A Lei do Amor (2016).
Foto: Reprodução TV Globo