A Unidade de Saúde da Família (USF) San Martin II foi inaugurada pela Prefeitura de Salvador na manhã desta quarta-feira (25). Na cerimônia de inauguração, além de populares, estiveram presentes o prefeito ACM Neto (DEM) e a subsecretária municipal de Saúde, Lucimar Rocha, corpo técnico da unidade de saúde e demais autoridades.
A USF San Martin II vai permitir a ampliação da cobertura de atenção básica, que era de 13,8% em dezembro de 2012, para 59,2% da população residente na região do Distrito Sanitário São Caetano/Valéria. “Para cuidar das pessoas é necessário investir na saúde. Há cinco anos, Salvador tinha a pior cobertura da atenção básica dentre todas as capitais do Brasil. De lá para cá, foi a que mais avançou na expansão de serviços nessa área no país, saltando de 18% para mais de 50% da população atendida”, afirmou o prefeito.
Ele ainda lembrou que foram contratados, desde 2013, mais de 4,5 mil novos profissionais de saúde no município. Também foram feitos investimentos na área de urgência e emergência, saltando de uma para nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na capital baiana. Uma nova UPA, inclusive, deve ser instalada na região da Cidade Baixa. “Os moradores de lá reclamam até hoje do fechamento da UPA de Roma pelo governo estadual, já que eles acabam tendo que vir para a UPA San Martin e, assim, o serviço na unidade fica sobrecarregado”, completou ACM Neto.
Estrutura – Localizada na Rua do Calafate, s/n, a USF San Martin II (esquina com o Centro Municipal de Educação Infantil da localidade) foi construída em um terreno ao lado da sede da Guarda Civil Municipal (GCM). Com capacidade para atender até 14 mil pessoas da região – 650 delas por dia –, os serviços serão prestados por quatro equipes de Saúde da Família e outras quatro de Saúde Bucal, tendo como profissionais enfermeiros, cirurgiões-dentista, auxiliares de saúde bucal, médicos generalistas, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além do corpo administrativo.
O atendimento já começa nesta quinta-feira (26) e, no local, serão ofertados serviços de atenção integral para todas as idades, considerando as áreas prioritárias da Atenção Primária à Saúde nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme. Além disso, estarão disponíveis também curativo, vacinação, realização de visita domiciliar, marcação de consulta para outras especialidades e exames, dispensação de medicamentos básicos e confecção da segunda via do cartão SUS.
Avanços – Atualmente, a cobertura de Atenção Primária à Saúde no Distrito Sanitário São Caetano/Valéria – onde a unidade está inserida – é de 54,32% da população. Em dezembro de 2012, essa cobertura era de apenas 13,8%. Com a inauguração da USF San Martin II, o índice avançará para 59,2%, o que significa um salto de 328%. Em relação ao número de equipes de Saúde da Família, o número alcança 42 equipes com a nova unidade, contra 10 existentes em dezembro de 2012.
Balanço – Este ano, já foram entregues seis USFs, localizadas no Curralinho (Boca do Rio), Colinas de Periperi, Jardim das Margaridas, Capelinha de São Caetano, Recanto da Lagoa II (Fazenda Coutos) e San Martin II (Calafate). Além disso, a população também passou a contar com o atendimento, desde abril, do primeiro Hospital Municipal de Salvador (HMS), em Boca da Mata.
Até dezembro próximo, estão previstas as entregas das USFs Plataforma, Tubarão, Mata Escura, Novo Marotinho, Vila Verde, São Marcos, São Cristóvão e Vista do Mar (Pirajá). Ainda em 2018, foram iniciadas as obras das USFs Lagoa da Paixão, Vila Nova de Pituaçu, Vila Canária e Fazenda Grande III e Resgate.
Foto: Max Haack/Secom-PMS