O partido Democracia Cristã (DC), antigo Partido Social Democrata Cristão (PSDC), oficializou neste sábado (28) a candidatura do presidente nacional da legenda, José Maria Eymael, à Presidência da República. O candidato a vice na sua chapa é o pastor Helvio Costa.
O anúncio foi feito em convenção do partido realizada neste sábado na região do Butantã, na Zona Oeste de São Paulo. Durante o evento, Eymael estendeu a bandeira branca da paz: “Representa o compromisso inarredável da democracia cristã com a causa mundial da paz”, disse ele.
Eymael já havia sido apontado como pré-candidato da sigla em março, durante evento que reuniu representantes democratas cristões na região Norte do país e realizada no Acre.
Propostas – Eymael afirmou em março que, entre suas propostas, está o interesse em reduzir o número de ministérios do governo federal para 15. Com isso, o pré-candidato acredita que deve aproximar a equipe.
Ele também pretende dar prioridade à educação. Ele disse ainda que a proposta central da Democracia Cristã é a partir de uma trilogia baseada na competência, honra e caráter.
Trajetória política – Eymael já disputou quatro vezes a Presidência da República (1998, 2006, 2010 e 2014, derrotado em todas). Deputado federal constituinte em 1988, Eymael exerceu dois mandatos na Câmara dos Deputados (entre 1987 e 1995).
Em 2012, disputou a prefeitura de São Paulo, ficando em 11º lugar, com 5,3 mil votos. Eymael está na Democracia Cristã desde 1962 (à época PDC). Ficou conhecido pelo jingle “Ey, Ey, Eymael, um democrata cristão”, lançado em 1985, quando se candidatou a prefeito de São Paulo pela primeira vez.