25 de novembro de 2024
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Seguradora inicia vistoria no prédio da Assembleia Legislativa

Seguradora inicia vistoria no prédio da Assembleia Legislativa

A vistoria da seguradora autorizou o início dos serviços de revisão da parte elétrica e ajuste na cobertura do plenário. Com esta autorização, o Grupo de Ação Administrativa (GAA) decidiu formar uma força-tarefa que vai atuar forte na limpeza, tão logo seja autorizado pela seguradora, com o objetivo de tentar viabilizar o funcionamento dos principais setores da Casa, principalmente o Plenário, e a Diretoria de Tecnologia da Informação.

“Através da TI teremos condições de normalizar a rede e a internet” diz Márcio Barreto, que está à frente do GAA.

O Grupo de Ação Administrativa está acompanhando os trabalhos dos representantes da seguradora para poderem atuar no serviço de limpeza. Inicialmente será um trabalho forte de limpeza de toda a área e secagem de alguma área que por ventura ainda esteja com água. Só depois dessa etapa inicial é que se iniciarão os trabalhos de revisão elétrica setor por setor, sendo então restabelecida, aos poucos, a energia elétrica.

Além desses serviços de limpeza e revisão elétrica, em algumas salas serão necessários serviços complementares de recomposição de forro de gesso e possível substituição de alguns equipamentos. “Tudo será avaliado com muito critério. Não queremos nos antecipar e causar um prejuízo maior para a Casa”, explicou Carlos Roberto Pinto, superintendente da Administração e Finanças da Casa.

Existe ainda uma outra preocupação que só deverá ser analisada mais à frente. Como o telhado principal do Palácio Deputado Luis Eduardo Magalhães foi consumido pelo fogo o prédio ficou exposto a intempéries naturais, principalmente chuva.

“Essa é uma avaliação que vamos ter que fazer, porque até a completa recuperação do telhado, vamos precisar, em alguns setores improvisar uma cobertura, mas isso só será visto e analisado, depois da limpeza”, explicou Carlos Roberto.

A força tarefa vai trabalhar ainda durante este final de semana, basicamente com limpeza e já iniciará os serviços de revisão elétrica de todo o prédio. O terceiro andar do prédio, será o ultimo a receber os serviços de limpeza.

“Isso porque vamos começar a limpar de baixo para cima, assim vamos liberando as áreas menos atingidas já para uso dos respectivos setores”, completou.

Incêndio – O Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, principal prédio da Assembleia Legislativa da Bahia, sofreu um incêndio no último sábado (28/07) que destruiu o terceiro andar do prédio. Os andares abaixo, apesar de não terem sido atingidos pelo fogo, cuja propagação foi contida graças ao trabalho rápido dos Bombeiros, foram interditados em função da grande quantidade de água usada no combate ao incêndio que escorreu para os andares inferiores.

Este é o segundo incêndio de grandes proporções que atinge o Poder Legislativo. O primeiro foi em 1978, quatro anos após o início do funcionamento do prédio. Naquela ocasião as sessões plenárias foram transferidas pelo então presidente, Barbosa Romeu, para o auditório da Secretaria de Agricultura.

Em 1978 o incêndio atingiu todo o prédio, inclusive o plenário, destruindo o Painel Galeota do Povo, que foi totalmente reconstruído pelo autor da obra o artista plástico Carlos Bastos.
Desta vez, o plenário da Casa não foi atingido.

No entanto, as sessões foram transferidas para o auditório Jornalista Jorge Calmon Filho, no anexo Senador Jutahy Magalhães. Essa transferência foi necessária em função da interdição do prédio, para perícia e da necessidade de uma revisão elétrica em toda a rede, conforme laudo da Codesal.

O prédio, atingido pelo incêndio, já teve as vistorias da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, e da Polícia Técnica. Agora está aguardando apenas a finalização da vistoria da Seguradora. A expectativa é de que ao longo da próxima semana todas as atividades da Assembleia voltem ao normal.




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