O Bahia carimbou a vaga para as oitavas de final da Sul-Americana ao empatar com o Cerro-URU por 1 a 1, na noite desta quarta-feira (08), em Montevidéu – na partida de ida, triunfo por 2 a 0 em Pituaçu. Com o resultado encaminhado desde que Zé Rafael abriu o placar, ainda no primeiro tempo, o Tricolor não fez esforço e cadenciou o jogo. Nem o gol de Paiva, na etapa final, foi capaz de assustar o time baiano.
O gol de Zé Rafael aos 18 minutos, que contou com um leve desvio de Izquierdo, foi o que salvou um primeiro tempo de pouco futebol, em parte pela qualidade ruim do gramado, em parte pelo freio de mão puxado do Bahia no jogo. Com a boa vantagem que construiu, a equipe de Ederson Moreira cadenciou a partida, até pelo desgaste dos jogos em sequência, e mal foi ameaçado pelo Cerro-URU.
A expulsão de Nilton, aos 13 minutos, deu certa emoção à partida. O Cerro-URU se mandou para o ataque e logo chegou ao gol, com Paiva. Como o Bahia tinha suas linhas recuadas e pouco se arriscava no ataque, os uruguaios passaram o segundo tempo inteiro no campo de ataque, criaram chances, mas não foram capazes de conseguir balançar as redes mais uma vez. E eles precisavam de mais três.
Mesmo que não tenha feito uma grande exibição, o Bahia, outra vez, dá provas de que está em evolução. São sete jogos de invencibilidade, sendo cinco empates e um triunfo.
O Bahia agora espera pelo vencedor do confronto entre Botafogo e Nacional-PAR, jogo que será disputado nesta quinta, no Engenhão. A equipe paraguaia venceu o jogo de ida por 1 a 0. Pela Série A, o Tricolor entra em campo no sábado para enfrentar o América-MG, na Fonte Nova.
Por chegar às oitavas de final, o Bahia embolsa US$ 375.000, o que equivale a cerca de R$ 1,2 milhão.