Desembarcou nesta quarta-feira (15), na Praia da Espera, em Itacimirim, a primeira turma, composta por nove tripulantes, que participou do treinamento prático no Barco Escola do Programa Mar Azul. Parte integrante do projeto de capacitação, a atividade durou 10 dias, oportunidade em que os pescadores estiveram em alto mar aprendendo a prática da pesca oceânica, com espinhel. A produção foi de cerca de duas toneladas de peixes.
O prefeito Elinaldo Araújo (DEM) esteve presente no local e recepcionou os tripulantes. Na ocasião, o gestor municipal ficou feliz em ver a satisfação dos pescadores da Costa de Camaçari. “O Programa Mar Azul é um marco econômico no setor pesqueiro. Hoje a primeira embarcação voltou à terra firme trazendo toneladas de peixes que serão vendidos e distribuÃdos igualmente”, destacou.
O pescador Marcos Antonio, 36 anos, morador de Barra do Pojuca, que há 10 anos tem contato com a pesca artesanal, vê a oportunidade de participar do Mar Azul como mais uma chance que a vida está lhe dando de se tornar um profissional capacitado e, assim, sustentar sua famÃlia dignamente. Ex-dependente de álcool e drogas, ele revelou que o programa veio como uma forma de reinserção social.
A produção rendeu espécies variadas, como vermelho, dentão, cióba, badejo, cavala, dourado, pescada, atum e arraia. Uma parte do pescado é vendida ao comércio local. A outra parte é dividida entre os tripulantes.
Enquanto a primeira turma chega cheia de expectativas e trazendo várias experiências, a segunda já se prepara para embarcar nesta quinta-feira (16/8), no Barco Escola do Programa Mar Azul. Composta pela mesma quantidade de tripulantes, a nova equipe levará também 10 dias em alto mar aprendendo a prática da pesca oceânica, com espinhel.
A capacitação teve inÃcio no fim de julho, com aulas de: boas práticas na higiene e manipulação de pescados; navegação eletrônica GPS, ecossonda e rádio; e primeiros socorros e mecânica diesel básica. No primeiro momento, foram contemplados 18 alunos, divididos em duas turmas, de diversas localidades da Costa de Camaçari, que são pescadores ou possuem relação com a pesca no municÃpio e estejam em situação de vulnerabilidade social.
O projeto de capacitação é o primeiro do Programa Mar Azul, que beneficiará, no total, 60 pescadores. A duração é de seis a oito meses e está dividido em cinco etapas. Além do curso teórico com internação no barco escola e a prática com dois perÃodos de 10 dias embarcados, ocorrerá ainda: confecção de espinhel (aparelho de pesca que consiste numa corda comprida ao longo da qual são fixadas, de distância em distância, linhas munidas de anzóis); curso de aquaviário, ministrado pela Marinha do Brasil; e arrendamento de embarcações para a tripulação formada, que será composta pelos melhores alunos.
Voltadas para a capacitação de pescadores artesanais e visando transferir tecnologia para o desenvolvimento da pesca oceânica de média escala, o programa é uma realização da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap).
Durante o perÃodo de capacitação, os inscritos, além das aulas, terão acesso à alimentação, participação nos lucros sobre a produção de pescado durante o treinamento, equipamentos de proteção individual, material especÃfico para pesca com espinhel pelágico e de fundo, e a garantia de composição da tripulação dos barcos arrendados pelos melhores alunos.
Ainda esteve presente o secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Antônio Falcão, além de mais representantes da Sedap e do Legislativo municipal.
Foto: Kelvi Lima/Ascom-PMC