Nesse mês de agosto a JAM no MAM completa 19 anos de valorização da música instrumental baiana e, para comemorar a data, a 99Pop – categoria de serviço da companhia de mobilidade 99 – vai promover neste sábado (25) a JAM no MAM Edição 99Pop, marcando a volta da jam session à agenda cultural baiana.
A música começará a soar às 18h na área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia com banda Geleia Solar, anfitriã do público e dos artistas que frequentam o projeto. Mas, como sempre acontece na JAM no MAM, logo depois o palco estará aberto a musicistas de todo o mundo interessados em tocar e trocar a partir das experimentações sonoras envolvendo jazz e improvisação. Os ingressos custam R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia).
Sem realizar seus encontros musicais de sábado desde a primeira quinzena de maio, quando finalizou seu último patrocínio, a JAM no MAM lançou em julho passado a campanha FÃ da JAM, que tem o objetivo principal de viabilizar as jam sessions baianas através de diversas iniciativas, entre elas um sistema de financiamento coletivo recorrente da plataforma Benfeitoria. Com 21 assinantes na plataforma até agora e algumas doações realizadas diretamente na conta da Huol Criações (produtora da JAM no MAM), a campanha FÃ da JAM conseguiu apenas 20% do valor necessário para a realização de uma jam session mensal. Assim, a JAM no MAM Edição 99Pop será realizada nesse sábado por causa da adesão da 99 à campanha, como patrocinadora direta do projeto nessa sessão de aniversário. Mas a empresa promete viabilizar também a JAM no MAM do dia 29 de setembro caso o fã da JAM em Salvador apoie essa iniciativa inserindo o código apoiojamnomam no aplicativo da 99. Para participar, basta entrar no app 99 (https://99app.com/passageiro/), acessar o perfil pessoal (botão superior esquerdo) e clicar em “cupom de desconto”. Depois é só digitar apoiojamnomam, contribuindo assim com a campanha e ainda ganhando 5% de desconto na sua próxima corrida com a 99Pop.
Campanha – Essa é a primeira vez que a equipe da JAM no MAM opta por investir numa campanha pública como forma de financiar suas jam sessions. E como estava previsto desde o seu início, a FÃ da JAM funciona também como uma possibilidade de incluir novos parceiros de uma maneira ágil e regular, através de pequenos aportes mensais.
Assim, todo o valor doado pelos fãs da JAM na plataforma Benfeitoria, assim como as doações diretas, serão automaticamente reservadas para o financiamento das próximas jam sessions deste ano, previstas para acontecer sempre nos últimos sábados de cada mês: 29/09, 27/10, 24/11 e 29/12. Ou seja, a campanha FÃ da JAM continua ativa e conclamando a adesão dos admiradores e frequentadores do projeto, para que ele consiga atingir o valor mínimo necessário à realização de pelo menos uma sessão musical mensal.
São muitas as formas de colaborar: a pessoa ou pequeno empresa pode se inscrever no sistema de financiamento coletivo recorrente da plataforma Benfeitoria (www.benfeitoria.com/jamnomam), que criou uma página exclusivamente para a JAM no MAM para recolher colaborações mensais com valores entre R$ 10,00 e R$ 1.000,00; aqueles que não quiserem participar dessa forma poderão também comprar produtos JAM no MAM nas lojas Mito (http://www.sejamito.com.br/jam-no-mam-ct-20f07f), que está direcionando 20% das vendas desses produtos para a JAM no MAM); poderão ainda pagar o valor real (R$ 24,00) do ingresso da JAM no MAM cada vez que for comprar seu ingresso (mais informações sobre o valor real do ingresso estão disponíveis no site da JAM); ou fazer doações diretamente na conta da Huol Criações, produtora da JAM no MAM, e realizar doação através da Lei Rouanet. Finalmente, com a entrada da 99 na campanha, o público pode também incluir o código apoiojamnomam no app 99 em toda Salvador, até o dia 21/09.
História – Nos últimos anos a música instrumental floresceu na Bahia e a JAM no MAM fez parte dessa história. Mais que isso, contribuiu de maneira inquestionável para a construção do cenário que se apresenta hoje no estado. De 25 de agosto de 2007 até hoje foram realizadas 501 jams (marca atingida em maio de 2018), com uma média de 1.270 pessoas por sábado que perfazem a representativa marca de mais de 600 mil pessoas frequentando presencialmente o projeto no Solar do Unhão em Salvador.
Criada e produzida pela Huol Criações, a JAM no MAM construiu referências e circunstâncias que contribuíram com o surgimento de diversos grupos interessados em investir na música instrumental como forma de valorizar a identidade cultural local. Investiu também numa rica produção audiovisual (programas de TV, DVDs e vídeos distribuídos na internet) com parte da sua história e da memória da cena instrumental local. São, portanto, 19 anos de história que em agosto de 2019 têm muita coisa para comemorar.
No site da JAM no MAM é possível acessar todas as informações sobre a campanha FÃ da JAM, entendendo como ela funciona, conhecendo todas as modalidades de participação e ficando por dentro dos custos relativos à realização das jam sessions baianas.
A JAM no MAM é um projeto musical que adquiriu um contorno ímpar, por conta da fidelidade do seu público e dos artistas que viraram fãs. A campanha FÃ da JAM e, principalmente, o financiamento recorrente da plataforma Benfeitoria, são possibilidades de desenvolver novos caminhos capazes de viabilizar parcerias que permitam soluções para manter o projeto vivo. Ela será desenvolvida, portanto, enquanto estiver sendo uma ferramenta que faça sentido para a realização do projeto, mas com o desejo que aponte a todos os envolvidos na realização da JAM no MAM caminhos possíveis de seguir numa construção cultural autônoma, democrática e ininterrupta. A JAM no MAM Edição 99Pop é a primeira conquista nesse sentido.
Serviço:
JAM no MAM Edição 99Pop
Data: Dia 25 de agosto.
Local: Área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia (Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão).
Horário: Das 18h às 21h.
Ingresso: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). Vendas na bilheteria do local no dia da jam session, a partir das 17h.
Informações e produção: Huol Criações – Tel.: 71. 3241-2983.
Foto: Ligia Rizerio/Divulgação