Durante vistoria ao Centro Territorial de Educação Profissional Adélia Teixeira (CETEP), em Vitória da Conquista, nesta sexta-feira (24), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia anunciou a implantação da Fábrica-Escola do Café.
A iniciativa visa suprir uma demanda existente na região, que é produtora de café, e permitirá aprendizado prático aos estudantes dos cursos da Educação Profissional de áreas relacionadas à temática. A equipe técnica da Secretaria esteve na unidade, juntamente com o secretário Walter Pinheiro.
A instalação da fábrica tem o objetivo de apoiar a cultura econômica local e sua vocação produtiva, ligada à cadeia do café. O projeto vai ao encontro do que a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (COOPMAC) tem de tornar a cidade reconhecida pela produção de cafés especiais, a exemplo de Piatã, na Chapada Diamantina, onde será implantado um curso técnico em Cafeicultura.
Segundo o diretor do CETEP, Eraldo Araújo, a Fábrica-Escola vai dinamizar ainda mais a oferta de cursos na unidade de ensino.
“O café é um produto muito importante no território e como já temos o curso técnico em Alimentos e em Nutrição, isso vai agregar valor àquilo que o aluno pode produzir. Desta forma, enriquece a mão de obra, o conhecimento e faz com que esse nosso aluno possa se desenvolver e empreender através de novas tecnologias e novos conhecimentos para que eles possam utilizar o café em várias atividades e áreas”, destacou o gestor sobre a possibilidade da fabrica ser instalado no CETEP.
Foto: Divulgação