Os resultados da Prova Brasil indicam que 7 em cada 10 alunos que concluem o ensino médio no país têm nível insuficiente em português e matemática, e só 4% têm conhecimento adequado. Para o ministro da Educação, Rossieli Soares, o ensino médio “está falido”, corre o risco de chegar ao “fundo do poço” e não está agregando conhecimento aos alunos.
Etapa mais problemática da educação básica, o ensino médio foi classificado no nível 2 de proficiência. Em matemática, 71,67% dos alunos têm nível insuficiente de aprendizado. Desses, 23% estão no nível 0, o mais baixo da escala de proficiência. Em português, 70,88% dos dos alunos têm nível insuficiente de aprendizado, sendo que 23,9% estão no nível zero, o mais baixo.
“Se o ensino fundamental e o ensino médio se mantiverem nessas taxas, é possível que em 2021 tenhamos o ensino fundamental no 9 ano com resultados superiores ao ensino médio na escala em língua portuguesa e matemática. Isso precisa ser tratado pelo Brasil.” – Rossieli Soares, ministro da Educação
Ao analisar os dados, o MEC apontou que a diferença nos resultados de aprendizagens entre os concluintes do ensino médio e o ensino fundamental é de 10 pontos em língua portuguesa e 12 em matemática. Para Rossieli, o ensino médio “não está agregando” conhecimento aos brasileiros.
“Estamos realmente com o ensino médio falido. E resultados muito ruins.” – Rossieli Soares, ministro da Educação
“Certamente, quando você olha a diferença entre o 5º e 9º ano tem uma diferença razoável. Aquela é a tendência correta. Aquela etapa está agregando aprendizagem ao jovem”, disse o ministro.
Saeb – O Saeb é a avaliação utilizada pelo governo federal, a cada dois anos, para medir a aprendizagem dos alunos ao fim de cada etapa de ensino: ao 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. O sistema é composto pelas médias de proficiências em português e matemática extraídas da Prova Brasil, e pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que ainda não foi divulgado.
Pela primeira vez, o MEC classificou os níveis de proficiência que estão organizados em uma escala de 0 a 9 – quanto menor o número, pior o resultado. Níveis de 0 a 3 são considerados insuficientes; entre 4 e 6 os alunos têm nível de conhecimento básico; e a partir de 7 até 9, adequado.