4 de janeiro de 2025
  • :
  • :

Cinema na Praça exibe a capoeira de Mestre Olavo neste domingo

Cinema na Praça exibe a capoeira de Mestre Olavo neste domingo

O universo das cabaças, madeiras, facas, tintas, vime, beribas e afins que marcam a capoeira de Mestre Olavo está presente no “Olofá – O Arqueiro”, segundo episódio da série Saberes Passados que será exibido neste domingo (9), às 18h, na Rua Livia Maia, no bairro da Santa Mônica. A atividade gratuita e ao ar livre faz parte do projeto Cinema na Praça, da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Assim como Mestre Valdemar, que foi seu professor, Mestre Olavo tornou-se um dos maiores detentores dos segredos presentes na feitura do berimbau. Além da exibição do episódio, será realizado em seguida uma roda de capoeira, comandada pelo personagem bem em frente à residência onde mora.

Próximas edições – No dia 16, às 18h, a Casa do Benin recebe o Cinema na Praça exibindo o episódio “Iyabassé – A Cozinheira”, com Ana Célia contando os segredos das comidas no Banquete dos Orixás e como essa generosa filha de Oxóssi vive cercada de aprendizes femininas que a consideram como mãe. Em seguida, acontece uma edição especial do Ajeum, onde serão servidos quitutes da culinária afro-baiana feitos por essa chef de mãos divinas para o público presente, durante um bate papo.

Já no dia 23, às 18h, no Largo da Mariquita, Rio Vermelho, será exibido o episódio com Matheus Aleluia. Em “Akorin – O Cantor”, o artista revela a presença sagrada do candomblé na própria obra musical.

Preservação da história – O Saberes Passados tem como propósito levar às comunidades o resultado do trabalho realizado pela produção da série. A cada domingo será apresentado um episódio, seguido de bate papo, nas imediações dos locais onde ocorreram as gravações.

A série retrata a relação entre mestre e aprendiz na preservação da ancestralidade e perpetuação das manifestações culturais afro-brasileiras na capital baiana, que são de grande relevância para o país. Através de quatro personagens sinaliza a importância da oralidade na relação entre quem ensina e quem aprende para que a tradição torne-se um legado.

Tudo gira em torno dos conhecimentos de quatro personagens nos seguintes: “saberes do ferro e dos metais”, os “saberes das comidas”, os “saberes da mata e da madeira” na confecção dos instrumentos da capoeira, e os “saberes da música”, respectivamente.

A obra é dirigida e roteirizada por Ducca Rios, realizada pela Origem Produtora de conteúdo, DPE Produções e Liberato Produções Culturais, com financiamento do Edital Arte na TV, da FGM em parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine).




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *