Com a participação dos seus associados, do presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Rondon Brandão do Vale, e diretores, além de empresários do setor de logística e transporte de cargas, a Associação de Usuários dos Portos da Bahia – Usuport comemorou nesta terça-feira (11) seus 14 anos de fundação, em um almoço no restaurante Veleiro do Yacht Clube da Bahia.
Em seu pronunciamento, o presidente da entidade, Marconi Andraos Oliveira, mencionou os desafios enfrentados ao longo desse tempo e destacou a atuação preponderantemente técnica da Usuport, voltada para o desenvolvimento da logística portuária, que a tornou reconhecida nacionalmente e é motivo de orgulho para todos os seus associados.
O diretor executivo Paulo Villa acrescentou que a Usuport norteia o seu trabalho técnico em duas vertentes: logística intermodal (portos, ferrovias e rodovias) e regulação. Esta última, voltada para fazer frente à situação de monopólio, a fim de garantir a competitividade das empresas associadas e da economia do Estado da Bahia. Villa também agradeceu aos advogados Luiz Walter Coelho e Fernando Neves o incentivo e apoio dados à instituição, ao longo desse tempo.
O presidente da Codeba, Rondon Brandão do Vale, também elogiou o relevante trabalho realizado pela Usuport e ressaltou que um dos objetivos da companhia é resgatar o papel importante dos portos públicos da Bahia, no caso de Salvador, tendo como premissa a idéia de porto concentrador, integrando cabotagem e longo curso. Destacou também que o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) dos Portos de Salvador e Aratu-Candeias, já aprovado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, contempla um programa de ações para os próximos 20 anos, visando melhorias operacionais, de gestão, investimentos portuários e em acessos propostos no Plano Mestre. O objetivo do PDZ é orientar as autoridades portuárias na tomada de decisões, possibilitando identificar e estruturar as oportunidades de investimento.