Por Davi Lemos (dvlemos@gmail.com)
Afiliada da Rede Globo, a TV Bahia reuniu, por ordem alfabética, João Santana (MDB), João Henrique (PRTB), Marcos Mendes (PSOL), Rui Costa (PT) e Zé Ronaldo (DEM), nesta terça-feira (2).
O primeiro bloco do debate começou com Zé Ronaldo partindo para o ataque sobre Rui Costa. Ele questionou ao petista sobre a “epidemia de violência” na Bahia, lembrando dos sete mil assassinatos em 2017 no estado. O petista respondeu dizendo que contratou 6,5 mil policiais civis e militares, aumentando o efetivo em 2,5 mil. O democrata disse que, embora tenha substituído aposentados, Rui não investiu o necessário em segurança. Em resposta, Rui Costa anunciou novo concurso para as polícias civil e militar.
Os ataques a Rui Costa continuaram com João Santana (MDB) e Marcos Mendes (PSOL), que falaram sobre a ausência de reajuste aos servidores há quatro anos. João Santana fez piada com o auxílio alimentação dos servidores públicos, que ele chamou de “vale coxinha” por conta do valor de R$ 9. Zé Ronaldo (DEM) levou ao debate as relevações feitas pelo ex-ministro da Fazenda do governo Lula, Antônio Pallocci, que, em delação, disse que foram gastos irregularmente R$ 1,4 bilhão para a eleição e reeleição da ex-presidente Dilma Rousseff nas eleições de 2010 e de 2014. Rui Costa retrucou e disse que o debate seria para realizar propostas.
O governador Rui Costa (PT) anunciou que criará uma linha férrea para ligar Salvador a Feira de Santana. O petista disse que já havia conversado a respeito do projeto com o presidenciável Fernando Haddad, de seu partido. O candidato do PRTB, João Henrique, ironizou: “Fiquei feliz em saber que vou inaugurar uma linha férrea entre Salvador e Feira de Santana ao lado do presidente Jair Bolsonaro”. João Henrique tentou o tempo todo ligar seu nome ao do presidenciável do PSL, mas não esperava a cartada final de Zé Ronaldo.
Sobre o trem, Zé Ronaldo disse que Rui Costa repetia uma promessa não cumprida do pleito de 2014. No quarto bloco do debate, democrata e petista continuaram o embate. Ao falar da saúde em Feira de Santana – Ronaldo acusou Rui de não cumprir a promessa de construir o novo Hospital Clériston Andrade e o petista o democrata de cortar cirurgias ortopédicas e partos na rede municipal – o petista pediu calma ao ex-prefeito de Feira de Santana: “Baixe o tom que as pessoas em casa estão ouvindo bem”.
Foto: Reprodução/TV Bahia