“José Lourenço foi um herói nacional! Lamento o falecimento do meu amigo José Lourenço, pai de Zé Grilo e um dos homens mais importantes e subestimados da recente história do país”, disse o deputado federal José Carlos Aleluia ao tomar conhecimento da morte do parlamentar que defendeu a Bahia em várias legislaturas na Câmara Federal, sendo líder do PFL na Assembleia Constituinte de 1988.
“José Lourenço comandou a resistência às investidas que tentavam minar o direito à propriedade e as liberdades individuais na Carta Magna. Não fossem homens como ele, guardiões da Constituição, hoje o Brasil seria um país improdutivo”, afirmou Aleluia.
Amigo fraterno de Lourenço, o presidente estadual do Democratas observou que, por não ser de esquerda e não sucumbir à máquina política que operou contra seu nome, ele acabou sendo perseguido posteriormente. “A Bahia perde uma parte nobre da sua história” assinalou Aleluia, manifestando pesar e solidariedade aos familiares e amigos do ex-deputado José Lourenço.