A Estação Primeira de Mangueira definiu na noite de sábado (13) o samba-enredo do Carnaval de 2019. Com o tema “História pra ninar gente grande”, a escola levará à Marquês de Sapucaí um olhar diferenciado sobre a história do Brasil e fará uma homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros no Rio em março deste ano.
Um dos compositores do samba, Tomaz Miranda comemorou a vitória nas redes sociais. “Fomos campeões na Mangueira. Pela memória de Marielle e por toda luta que está por vir. Muito obrigado a todo mundo que se encontrou com a gente na luta por esse samba”, disse ele.
Samba-enredo – A proposta da verde e rosa é apresentar o lado do Brasil dominado, e não “descoberto”, preterido pela narrativa tradicional.
“Ao propagar o mito do povo pacífico, ensinando que as conquistas são fruto da concessão de uma ‘princesa’ e não do resultado de muitas lutas, conta-se uma história na qual as páginas escolhidas o ninam na infância para que, quando gente grande, você continue em sono profundo”, diz a sinopse do samba-enredo.