Por José Lopes (redacao@newsba.com.br)
Estima-se que o ex-secretário da Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), Geraldo Junior (SD), que retornou após as eleições à Câmara de Salvador, tenha conseguido viabilizar sua eleição para a Presidência do Legislativo soteropolitano com a garantia de receber os votos de pelo menos 33 dos 43 vereadores da Casa.
Na última sexta-feira (19), o presidente da Câmara de Vereadores, Leo Prates (DEM), anunciou seu apoio à candidatura de Geraldo Júnior. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Prates – que foi eleito deputado estadual no último dia 07 de outubro – já se referiu ao vereador do SD como “presidente eleito da Câmara Municipal de Salvador”.
“Eu sempre falei que o meu candidato seria aquele que aglutinasse mais e que conseguisse meu sonho, que era uma candidatura única. Geraldinho deu os passos para essa candidatura única e nós estamos aqui para apoiá-lo e ajudá-lo nessa construção”, afirmou.
Também na sexta-feira, os vereadores Claudio Tinoco (DEM) e Kiki Bispo (PTB) retiraram suas pré-candidaturas à Presidência da Câmara de Salvador e anunciaram apoio a Geraldo Junior.
No mesmo dia, a bancada de Oposição da Câmara – liderada pela vereadora Marta Rodrigues (PT) e que conta com os vereadores Silvio Humberto (PSB), Aladilce (PCdoB), Hélio Ferreira (PCdoB), Suíca (PT), Moisés Rocha (PT), José Trindade (PSL), Sidninho (Podemos), Toinho Carolinho (Podemos) e Hilton Coelho (PSOL) – divulgou nota oficializando seu apoio à campanha de Geraldo Júnior pela presidência da Casa.
E no sábado (20), a bancada do Partido Verde (PV) – que conta com os vereadores Sabá, Paulo Magalhães Jr e Marcelle Moraes, além do líder do governo, Henrique Carballal – confirmou seu apoio a Geraldo Junior.
“A candidatura vitoriosa de Geraldo Júnior demonstra a força da gestão do prefeito ACM Neto. Ele, que realizou um brilhante trabalho à frente da Secretaria Municipal de Trabalho Esporte e Lazer, retornou à Câmara e recebeu, de imediato, o carinho e o apoio da maioria esmagadora dos vereadores, o que demonstra o reconhecimento da sua liderança”, disse Carballal.