A Câmara Municipal de Salvador realizará uma sessão especial em prol da “Luta e Resistência dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana em Salvador”. A atividade acontece no Plenário Cosme de Farias, na próxima segunda-feira (12), às 18h. A iniciativa é da líder da oposição do Legislativo da capital baiana, Marta Rodrigues (PT).
De acordo com a parlamentar, a sessão será uma homenagem ao povo negro, que sempre esteve na frente da luta por uma sociedade mais justa para todos. “Nós negros devemos sempre nos encontrar para manter fortalecido esse laço de união e de luta. A resistência das comunidades tradicionais, dos povos de santo e dos indígenas está em nosso sangue, em nossa voz e no nosso corpo. E a levaremos adiante em busca de um país com justiça social”, pontuou Marta Rodrigues.
De acordo com o Centro de Estudos Afro-Orientais, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), existem 1.165 terreiros cadastrados na capital da Bahia e na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Na Bahia, 736 comunidades são certificadas pela Fundação Cultural Palmares e está no topo do ranking dos estados brasileiros com localidades reconhecidas como remanescentes de quilombolas. Salvador conta com seis comunidades.