A Polícia Federal cumpre 15 mandados de prisão temporária e 12 de busca e apreensão em Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana da capital, nesta quarta-feira (21). A operação é para desarticular quadrilhas especializadas em assaltos a carros-fortes na Bahia.
De acordo com a PF, três grupos são investigados por roubar malotes de dinheiro no momento em que os valores são recolhidos dos estabelecimentos comerciais, por transportadoras. Além dos mandados, a Justiça também expediu medidas de bloqueio de contas bancárias dos investigados.
A PF disse, ainda, que dois assaltos promovidos por esses grupos já foram comprovados pelos investigadores e outros três foram frustados pelas polícias Militar e Civil em ações que terminaram com uma pessoa presa e outra morta em confronto.
As investigações começaram em julho, em parceria com as polícias. A PF informou que os suspeitos responderão por roubo, organização criminosa e associação para o tráfico. Nenhum dos suspeitos teve nome revelado pela PF.
Um dos casos mais recentes aconteceu no dia 1º deste mês, quando um suspeito de praticar o assalto morreu e um segurança ficou ferido.
O caso aconteceu no bairro de Sussuarana, em Salvador, durante o ataque a uma casa lotérica. Nenhum valor foi roubado. Até outubro, 17 casos foram registrados em todo o estado, sendo oito deles na capital baiana.