A vereadora Ireuda Silva (PRB) apresentou à Câmara de Salvador o Projeto de Lei nº 302/2018 que visa instituir como feriado municipal o dia 20 de novembro, data de aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e Dia Nacional da Consciência Negra.
“Salvador é a cidade com o maior número de negros fora do continente africano e está fora dos municípios que comemoram o feriado da Consciência Negra, o que já ocorre em mais de mil cidades do Brasil”, argumenta.
Ireuda apresentou os pontos positivos da proposta. “A aprovação desse projeto tende a contribuir com a ampliação dos movimentos culturais referentes à consciência negra, valorizando a cultura afrodescendente e contribuindo para maiores divulgações. Além disso, vai estimular a economia local, o turismo e demais segmentos desse setor”, enumera.
Resistência – Ireuda destaca que Zumbi dos Palmares foi um importante líder guerreiro na história brasileira, sendo considerado um dos principais representantes da resistência contra a escravidão no Brasil.
“Depois que negou o acordo de paz, feito na época por Ganga Zumba, o Quilombo do Palmares fora invadido pelo governo da época, sendo o líder capturado e morto no dia 20 de novembro de 1695”, diz Ireuda, destacando que a data passou a ser lembrada e comemorada em todo o território nacional como Dia da Consciência Negra.
Foto: Divulgação/CMS