21 de abril de 2025
  • :
  • :

Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho será o chefe do Estado Maior

Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho será o chefe do Estado Maior

O general Fernando Azevedo e Silva, futuro ministro da Defesa, escolheu o tenente-brigadeiro do Ar Raul Botelho para ser o novo chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, relata a Folha nesta quinta-feira (22). Ele substituirá o Almirante-de-Esquadra Ademir Sobrinho, que está no cargo desde 2015.

O Estado Maior, que coordena o conjunto das Forças Armadas, como lembra o jornal, foi criado em 2010 e já teve nomes do Exército e da Marinha no comando.

“Cabe a esse órgão planejar o emprego conjunto de efetivos das três forças na defesa do país e em operações de paz, humanitária e de resgate, além da segurança das fronteiras e ações de defesa civil”.

Perfil – Natural de São Paulo (SP), o Tenente-Brigadeiro Botelho ingressou na Força Aérea Brasileira em março de 1973. Foi promovido ao posto de Tenente-Brigadeiro em março de 2015.

Durante sua carreira de 45 anos dedicados à vida militar, assumiu o comando, a chefia e a direção de diferentes organizações da FAB, dentre elas o 1°/6° Grupo de Aviação – Esquadrão Carcará -, unidade aérea de reconhecimento sediada, à época, no Recife (PE). Também exerceu a função de Observador Militar da ONU em Moçambique – África, Assessor na Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Representante do Brasil na Junta Interamericana de Defesa, em Washington – Estados Unidos, Comandante da Primeira Força Aérea (I FAE), Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS) e Comandante-Geral do Pessoal (COMGEP). Atualmente, é o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).

O Oficial-General é oriundo da Aviação de Reconhecimento e possui 3.600 horas de voo nas seguintes aeronaves: T-23, TZ-13, T-25, C-95, R-95, R-35A, RC130E, U-42 e T-27.

A data de posse do cargo será informada oportunamente.




2 thoughts on “Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho será o chefe do Estado Maior

  1. Bemildo Ferreira

    Caros,

    pesquisava a foto do TB Raul por ser difícil ver a etnia negra alcançar por mérito postos chaves nas instituições públicas. Quando alcançam, demonstram que pertencem mesmo é ao grupo da exceção. No caso da notícia acima, não apenas o posto de TB do Ar é o mais alto da Força Aérea, como o cargo em questão é de extrema importância. Em ambos os casos é um negro que domina ambas as situações. Mas a imagem postada, infelizmente, não demonstra isso. Ora, mesmo quando um de nós alcançamos um destaque, ele não vem sem uma série de equívocos inerentes ao modelo mental que temos do povo negro na sociedade, não é? Se essa matéria acima é de dois anos atrás, outras atuais relativas à promoção do Tenente Brigadeiro do Ar Raul Botelho continuaram indiferentes à negritude da pessoa a ocupar o cargo. Não estamos divididos em raças: estamos unidos em crueldades diversas, pequenas e grandes. Sendo característica específica do ser humano, a crueldade étnica é uma das que persistem no (in)consciente coletivo brasileiro. A matéria oficial e atual: http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/33175/DEFESA%20-%20Indica%C3%A7%C3%A3o%20do%20novo%20Chefe%20do%20Estado-Maior%20Conjunto%20das%20For%C3%A7as%20Armadas

    responder
    1. NewsBA Mensagem autor

      Caro Bemildo Ferreira, você tem razão. Pedimos desculpas pelo erro e agradecemos pelo seu contato. Graças a você, fizemos as devidas correções na matéria. Muito obrigado. Ficamos honrados em ter você como leitor.

      responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *