A professora e militante do Movimento Negro, Edenice Sant’Ana de Jesus, receberá, na próxima segunda-feira (26), a medalha Zumbi dos Palmares pela Câmara Municipal de Salvador. A entrega será feita às 18 horas no plenário Cosme de Farias e é fruto de um projeto de resolução da vereadora Marta Rodrigues (PT), líder da oposição na Casa.
Conhecida pela luta constante contra o racismo religioso e o genocídio da juventude negra, Edenice é soteropolitana e desde a juventude é considerada uma referência da militância em prol da justiça social e do fim das desigualdades. Formada em Pedagodia pela UFBA, ela durante anos esteve à frente da coordenação pedagógica do Colégio Estadual Edgard Santos, no Garcia, bairro onde nasceu.
Sua atuação perpassa por diversos movimentos sociais e sindicatos. Edenice já foi dirigente da APLB e uma das fundadoras da Central Ùnica dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores. Como membro do Diretório do PT Estadual e Municipal em Salvador, participou do Tribunal Internacional do Furacão Katrina, da luta pela retirada das tropas da Minustah (ONU) do Haiti, comandadas pelo Brasil. Foi também uma das fundadoras da AMAG (Associação dos Moradores e Amigos do Garcia), da CONEN e da Rede Afro-latina de Mulheres Negras.
Para a vereadora Marta Rodrigues, a medalha é mais do que merecida. “Edenice simboliza a força da mulher negra, cuja trajetória de vida tem sido marcada pela valorização e empoderamento do povo negro, em especial as mulheres, em contraponto ao racismo e às desigualdades de gênero”, diz.
Ainda no rol de sua militância, está luta pela aplicação integral da Lei do Piso Nacional dos Professores, sancion ada pelo ex-presidente Lula. A formação dela passa, dentre os outras, pela pedagogia socialista, em curso/capacitação em Movimento dos Trabalhadores e a Conquista da Cidadania no Centro de Estudos e Formação Social e Curso de Multplicadores sobre Turismo Sexual e Tráfico de Mulheres junto ao Projeto CHAME/NEIM.